Pronunciamento
de Nomeação
Pró-Reitor de Ensino Luciano Barosi
O planejamento não diz respeito às decisões
futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes
(Peter F. Drucker)
Ao tempo e que
saúdo a toda a comunidade acadêmica, venho a público manifestar meu orgulho e
meu compromisso ante a decisão do Magnífico Reitor Edilson Amorim na escolha de
meu nome para compor a equipe de sua gestão como Pró-Reitor de Ensino da
Universidade Federal de Campina Grande.
Sinto reconhecido meu
trabalho e sinto-me honrado em poder continuar trabalhando pela UFCG de maneira
zelosa e consonante aos princípios emanados pela administração central,
compreendendo a gestão de nossa universidade como uma gestão de equipe, sem
atos fortuitos ou personalíssimos, democrática e justa.
Completo o primeiro
decênio da criação da UFCG vimos uma universidade embrionária duplicar sua
estrutura e trazer à tona novos desafios. A atual administração expôs alguns
dos novos desafios em sua carta programa, delineou, em alguns casos, a direção
para o enfrentamento. Nesse âmbito deve se mover meu compromisso como gestor.
Tenho a tarefa de
suceder o atual Vice-Reitor na função de Pró-Reitor de Ensino, gestão – por
óbvio – aprovada por ao menos 70% de nossa comunidade acadêmica! Cumpre
lembrar, em meu benefício, que as comparações são difíceis de fazer pois suas
bases são movediças, toda sucessão é também uma ruptura posto que muda-se a
situação. Gestões em condições fáticas diversas devem certamente ser diversas,
ou errada estaria a própria gestão.
Nos últimos anos a
UFCG se moveu com grande momentum, elidindo um diagnóstico preciso de suas
fraquezas ou de seus êxitos. Hoje já é mais possível ter esse diagnóstico
claro, os efeitos dos Estatutos; Regulamentos e Regimentos; dos cursos novos; alterações
de PPCs; Resoluções... já mostram seus efeitos.
A UFCG se
consolidou como uma importante referência no Ensino de Graduação do Nordeste e
pretendemos, prioritariamente:
·
Normatizar e agilizar os
trâmites administrativos concernentes à graduação;
·
Diagnosticar, em detalhe,
os cursos de graduação;
·
Divulgar os dados de
diagnóstico;
·
Capacitar todos os
coordenadores de curso com ferramentas para o melhor atendimento dos cursos de
graduação;
·
Criar fórum específico
para a discussão de práticas pedagógicas;
·
Colaborar com as
coordenações de curso no ataque de gargalos do fluxo de alunos, quer seja por
evasão ou retenção;
·
Auxiliar a administração
na otimização da alocação dos recursos humanos;
·
Avaliar e aperfeiçoar a
captação de recursos por meio de projetos acadêmicos;
·
Avaliar e aperfeiçoar a
alocação de recursos de bolsas acadêmicas com publicidade das normas e
procedimentos;
·
Incentivar práticas e
estratégias para o aumento dos índices de avaliação dos cursos de graduação.
Firma-se um
compromisso de tenacidade, de respeito às bases legais de nossa universidade,
de luta contínua pela excelência acadêmica de todos os 106 cursos, de
valorização da prática docente em nível de graduação como finalidade precípua
da Universidade e de estratégica importância no caso específico da UFCG para a
manutenção e incremento de seu orçamento anual, de uma ação de gestão permeável
aos desejos de toda a comunidade acadêmica que se manifesta soberana a qualquer
interesse e encontra interlocução franca e democrática junto a Pró-reitoria de
Ensino, a qual cumpre ouvir e responder aos conselheiros da Câmara Superior de
Ensino, a Reitoria, aos Coordenadores de Curso e a todos os representantes legítimos
no que concerne a assuntos acadêmicos.
Muitas vezes o
discurso de democracia recai em águas turvas, para que não se oculte o
fundamental trago a luz a visão de uma gestão segundo preconizada por John
Rawls, cujo objetivo não é apenas reconhecer uma
pluralidade de doutrinas e ideais, mas também de limitá-los na medida em que
prejudiquem o processo de desenvolvimento.
A
comunidade acadêmica precisa se considerar como coautora das decisões, pois é
também interessada e deve reivindicar se seus ideais ou doutrinas estão sendo
respeitados ou não. Portanto, os espaços públicos precisam estar abertos à
comunidade para que se manifeste, para compreender que existe uma estrutura
básica que vai garantir a democracia e para saber sobre os problemas e soluções
da Gestão.
Destarte saúdo à
toda a equipe do Magnífico Reitor Edilson Amorim e coloco-me a disposição para
o diálogo com a comunidade acadêmica, fazendo votos de sucesso nessa grande
empresa: A UFCG cada vez melhor.
Luciano Barosi
Parabéns, Barosi!!! Com certeza, isso é fruto do reconhecimento da sua competência. Feliz demais por você!!! Deus abençoe sua vida, seu trabalho e este tempo de gestão como Pró-Reitor da PRE/UFCG. Bjao
ResponderExcluirComo faço para entrar em contato com o Senhor Pró-Reitor de Ensino Luciano Barosi?
ResponderExcluirAgradeço,
Luziara de Monticello