sexta-feira, 1 de março de 2013

Nomeação do Pro-Reitor Luciano Barosi de Lemos


Pronunciamento de Nomeação
 Pró-Reitor de Ensino Luciano Barosi
O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes
(Peter F. Drucker)

Ao tempo e que saúdo a toda a comunidade acadêmica, venho a público manifestar meu orgulho e meu compromisso ante a decisão do Magnífico Reitor Edilson Amorim na escolha de meu nome para compor a equipe de sua gestão como Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.
Sinto reconhecido meu trabalho e sinto-me honrado em poder continuar trabalhando pela UFCG de maneira zelosa e consonante aos princípios emanados pela administração central, compreendendo a gestão de nossa universidade como uma gestão de equipe, sem atos fortuitos ou personalíssimos, democrática e justa.
Completo o primeiro decênio da criação da UFCG vimos uma universidade embrionária duplicar sua estrutura e trazer à tona novos desafios. A atual administração expôs alguns dos novos desafios em sua carta programa, delineou, em alguns casos, a direção para o enfrentamento. Nesse âmbito deve se mover meu compromisso como gestor.
Tenho a tarefa de suceder o atual Vice-Reitor na função de Pró-Reitor de Ensino, gestão – por óbvio – aprovada por ao menos 70% de nossa comunidade acadêmica! Cumpre lembrar, em meu benefício, que as comparações são difíceis de fazer pois suas bases são movediças, toda sucessão é também uma ruptura posto que muda-se a situação. Gestões em condições fáticas diversas devem certamente ser diversas, ou errada estaria a própria gestão.
Nos últimos anos a UFCG se moveu com grande momentum, elidindo um diagnóstico preciso de suas fraquezas ou de seus êxitos. Hoje já é mais possível ter esse diagnóstico claro, os efeitos dos Estatutos; Regulamentos e Regimentos; dos cursos novos; alterações de PPCs; Resoluções... já mostram seus efeitos.
A UFCG se consolidou como uma importante referência no Ensino de Graduação do Nordeste e pretendemos, prioritariamente:
·         Normatizar e agilizar os trâmites administrativos concernentes à graduação;
·         Diagnosticar, em detalhe, os cursos de graduação;
·         Divulgar os dados de diagnóstico;
·         Capacitar todos os coordenadores de curso com ferramentas para o melhor atendimento dos cursos de graduação;
·         Criar fórum específico para a discussão de práticas pedagógicas;
·         Colaborar com as coordenações de curso no ataque de gargalos do fluxo de alunos, quer seja por evasão ou retenção;
·         Auxiliar a administração na otimização da alocação dos recursos humanos;
·         Avaliar e aperfeiçoar a captação de recursos por meio de projetos acadêmicos;
·         Avaliar e aperfeiçoar a alocação de recursos de bolsas acadêmicas com publicidade das normas e procedimentos;
·         Incentivar práticas e estratégias para o aumento dos índices de avaliação dos cursos de graduação.
Firma-se um compromisso de tenacidade, de respeito às bases legais de nossa universidade, de luta contínua pela excelência acadêmica de todos os 106 cursos, de valorização da prática docente em nível de graduação como finalidade precípua da Universidade e de estratégica importância no caso específico da UFCG para a manutenção e incremento de seu orçamento anual, de uma ação de gestão permeável aos desejos de toda a comunidade acadêmica que se manifesta soberana a qualquer interesse e encontra interlocução franca e democrática junto a Pró-reitoria de Ensino, a qual cumpre ouvir e responder aos conselheiros da Câmara Superior de Ensino, a Reitoria, aos Coordenadores de Curso e a todos os representantes legítimos no que concerne a assuntos acadêmicos.
Muitas vezes o discurso de democracia recai em águas turvas, para que não se oculte o fundamental trago a luz a visão de uma gestão segundo preconizada por John Rawls, cujo objetivo não é apenas reconhecer uma pluralidade de doutrinas e ideais, mas também de limitá-los na medida em que prejudiquem o processo de desenvolvimento.
A comunidade acadêmica precisa se considerar como coautora das decisões, pois é também interessada e deve reivindicar se seus ideais ou doutrinas estão sendo respeitados ou não. Portanto, os espaços públicos precisam estar abertos à comunidade para que se manifeste, para compreender que existe uma estrutura básica que vai garantir a democracia e para saber sobre os problemas e soluções da Gestão.
Destarte saúdo à toda a equipe do Magnífico Reitor Edilson Amorim e coloco-me a disposição para o diálogo com a comunidade acadêmica, fazendo votos de sucesso nessa grande empresa: A UFCG cada vez melhor.

Luciano Barosi

2 comentários:

  1. Parabéns, Barosi!!! Com certeza, isso é fruto do reconhecimento da sua competência. Feliz demais por você!!! Deus abençoe sua vida, seu trabalho e este tempo de gestão como Pró-Reitor da PRE/UFCG. Bjao

    ResponderExcluir
  2. Como faço para entrar em contato com o Senhor Pró-Reitor de Ensino Luciano Barosi?

    Agradeço,
    Luziara de Monticello

    ResponderExcluir